• Instagram
  • YouTube

São Paulo, 23 de Outubro de 2022

Principais acontecimentos da semana do dia 17 até 23 de Outubro de 22

Confira o Panorama Semanal

Gabriel Pinotti

@gabrielpinotti

Meus queridos alunos e minhas queridas alunas,

Seja bem vindo ao meu mais novo projeto. Este é o nosso Panorama Semanal, uma newsletter semanal criada especialmente para você apaixonado pelo mercado financeiro. Aqui você vai encontrar os principais acontecimentos desta semana e também um panorama geral para os próximos dias, material 100% exclusivo para você que quer acompanhar mais de perto meu conteúdo e meu trabalho. Desde já, lhe agradeço pela parceira e espero que você absorva o máximo de conteúdo possível desta página.

Vamos começar falando sobre as principais oportunidades geradas esta semana utilizando meu método de operação, tanto no índice quanto dólar. Logo após, vamos dar uma pincelada sobre os principais pontos que agitaram o mercado de FX (Forex) no exterior e também as principais notícias.

Para finalizar, falaremos do que devemos esperar para a próxima semana nesses mercados. Pronto para seguirmos? Antes de começar, gostaria de convidar a você para assistir meus estudos de mercado lá no meu Youtube, além de me seguir no Instagram, assim você vai poder consumir ainda mais conteúdo que preparo todos os dias para você.

"Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito."

Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz

PRINCIPAIS OPORTUNIDADES DO

Mercado Brasileiro

Mini Índice

WINZ2022 - 17/10/2022

Semana iniciada com o WIN dentro da região de equilíbrio da estrutura do gráfico diário, o que poderia causar um pouco de turbulências ao longo da semana devido a baixa liquidez desta região. O mercado vinha rompendo estrutura no diário e deveríamos aguardar um movimento de mitigação até a região de demanda do timeframe maior.

O trade acima mostra uma oportunidade seguindo o conceito de Confirmation Entry, ou seja, sendo necessário aguardar uma confirmação e uma validação de uma região de oferta no timeframe menor, o LTF. Nesse caso, o timeframe em questão é o gráfico de 1 minuto, que a partir do rompimento do CHoCH (Change of Character), valida-se o orderblock de oferta da onda que gerou o rompimento.

O movimento de validação gerou 2 orderblocks dentro da região de prêmio, repare que o mercado oferece a venda logo no primeiro POI (Point of Interest), e a medida que o mercado vai avançando a favor do trade vai rompendo estruturas de continuidades. Praticamente esta foi uma operação extremamente longa, que durou quase o período todo da tarde. Como todos sabemos, a liquidez da parte da tarde é reduzida, o que se fez necessário o institucional criar movimentos para induzir o varejo a tomar atitudes erradas e antecipadas.

Repare a formação de liquidez nos topos, forçando o varejo a vender de forma antecipada, e o mercado fazendo o teste de oferta no sweep de liquidez capturando todas as ordens start de compra - no caso posicionadas no rompimento - como combustível para acelerar o movimento da venda, executando as ordens passivas de vendas restantes no orderblock que originou a entrada.

Resultado: +665 pts com risco de 80 pts (stop loss)

Oportunidade que gerou 8.25 RR.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

WDOX2022_2022-10-23_10-11-44.png

Mini Dólar

WDOX22 - 17/10/2022

Dólar inicia a semana dentro de um range de negociação extremamente grande devido as incertezas de nosso período eleitoral extremamente importante para o avanço do Brasil. Repare que o mercado abre o dia 17/10 próximo a região de desconto, ou seja, região que devemos priorizar compras.

Essa região de desconto do range, utiliza o último movimento de buyside liquidity e sellside liquidity como referência para marcação dos orderblocks de demanda e possíveis orderblocks de oferta como alvos. O trade acima originou no teste da região de interesse do orderblock comprador com alvo na próxima região de oferta dentro da zona de prêmio do movimento em questão.

O primeiro ponto de parada, seria o orderblock de 5 minutos gerados no próprio dia que originou a formação da máxima, sendo um movimento que necessitou inclusive de um teste de oferta para capturar o restante das ordens de compras passivas dos institucionais antes de atingir o ponto de oferta.

Resultado: +46,5 pts com risco de 9 pts (stop loss).
Oportunidade que gerou 5.17 RR

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

WINZ2022_2022-10-23_10-01-00.png

Mini Índice

WINZ22 - 18/10/2022

Esse dia foi bem especial, mercado gerou uma oportunidade extremamente interessante utilizando um conceito importante do smart money que é o FVG, ou Fair Value Gap. Quando falamos de movimento de preço, imediatamente deve vir na sua cabeça a questão do desequilíbrio. 

O mercado não se movimenta se ele estiver equilibrado, não gerando desequilíbrio entre oferta e demanda, o mercado passa a ser negociado no preço justo (fair value). Quando temos um movimento muito forte que imediatamente atropela os principais níveis de negociação, movidos pela urgência do institucional, conseguimos visualizar nos candles a presença desses gaps de valor justo, e eles são extremamente importantes para uma entrada. Visto que todo desequilíbrio deve ser corrigido pelo mercado.

Movimento de extrema força perdeu o principal CHoCH que sustentava o preço dentro do time frame menor (1 minuto) com um FVG. Esse FVG causa uma necessidade do preço de corrigir essa ineficiência de negociação, o imbalance. Marcamos nossos pontos principais de negociação dentro do FVG e aguardamos o mercado.

Nossa entrada é executada dentro do consequent encroachment (CE), um ponto extremamente relevante do FVG, com busca da primeira região de demanda compradora dentro da área de desconto do movimento.

Resultado: +690 pts com risco de 130 pts (stop loss).

Oportunidade que gerou 5.31 RR

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

WDOX2022_2022-10-23_10-16-43.png

Mini Dólar

WDOX22 - 18/10/2022

Além do range principal, dólar futuro abre dentro do intervalo de negociação do dia anterior, tendo como principais pontos de buyside liquidity e sellside liquidity a máxima e a mínima do dia. Logo abaixo do sellside, temos a presença de um orderblock de 5 minutos que ainda não fora mitigado pelo movimento, onde podemos nos planejar para fazer uma compra com alvo na próxima região de oferta dentro do movimento de prêmio do dia anterior.

Antes da chegada ao orderblock que estamos programando nossa compra, existe a presença de uma estrutura de liquidez do varejo chamada de EQL, ou Equal Lows (fundos duplos), que pode fazer com que o movimento de execução das orders passivas de compra seja intenso e acelerado, manipulando todo o fluxo e aprisionando vendedores no fundo do mercado gerando liquidez positiva para quem está comprado.

O sweep de liquidez acontece, o mercado trava os vendedores de fundos na mínima e utiliza esse movimento de stop do varejo como combustível para a compra. 

Chegando em nosso alvo, temos a presença de um FVG que pode gerar uma nova oportunidade, visto estarmos em uma região de prêmio e com o mercado se mantendo abaixo do CHoCH de venda do dia em questão - onde nossa prioridade está em trabalhar com vendas nesse movimento.

Um novo trade é acionado dentro do consequent encroachment (CE) e seguimos na busca do orderblock de demanda que originou incluside a compra anterior, formando o chamado zone to zone.

Resultado I: +50,5 pts com risco de 5,5 pts (stop loss).

Oportunidade que gerou 9.18 RR
 

Resultado II: +46,5 pts com risco de 10 pts (stop loss).

Oportunidade que gerou 4.65 RR

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

WINZ2022_2022-10-23_10-06-42.png

Mini Índice

WINZ22 - 20/10/2022

Mais um dia com o mercado de índice futuro trabalhando próximo a extremidade superior do range que se formou desde o primeiro turno das eleições. Uma altíssima zona de oferta foi criada nessa região com orderblocks importantes segurando o preço e também uma rolagem do contrato futuro que deixou esse ponto ainda mais em destaque.

Nosso foco nessa operação está em novamente uma entrada através do Confirmation Entry, onde o movimento principal tem como objetivo romper o CHoCH do gráfico menor, e mais uma vez o WIN faz este rompimento através de um FVG, deixando para nós uma oportunidade melhor de entrada, já que temos a confirmação que existe um maior interesse e desequilíbrio por parte da venda.

Seguimos com nossa ordem dentro do CE, com um stop bem curto logo atrás do FVG High, nosso alvo como de costume está na região de demanda mais próxima do ponto de desconto. O mercado formou uma mitigação que transportou o dinheiro do sellside liquidity até nosso ponto de entrada, e além de executar nossa ordem, esse movimento de transporte acabou gerando liquidez por parte do varejo, onde eles acreditavam em uma linha de tendência de alta.

Obviamente essa liquidez grátis foi utilizada pelo institucional para levar nosso trade até o alvo na outra extremidade, totalizando o chamado zone to zone.

Resultado: +915 pts com risco de 110 pts (stop loss).

Oportunidade que gerou 8.32 RR

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

WDOX2022_2022-10-23_10-29-02.png

Mini Dólar

WDOX22 - 21/10/2022

Mercado de dólar futuro inicia o dia próximo a uma região de liquidez do varejo, onde muitas pessoas desinformadas tem o interesse em comprar rompimento do pivot de alta. Sabendo disso, os institucionais fazem a manipulação de mercado na venda, onde eles mostram interesse na compra do varejo (compram um pouco), assim o varejo confia na manipulação induzido pelas compras das instituições com o objetivo de levar o preço para a região de prêmio do movimento onde eles podem vender caro dentro do ponto de prêmio.

Uma vez o preço na região que o institucional planeja vender, ou seja, dentro da região de prêmio e em um orderblock de oferta validado dos 5 minutos, o institucional força agora a sua real intensão que era de venda, executando seus grandes blocos de ordens e aproveitando do fluxo do stop do varejo desinformado como combustível para a aceleração do movimento até o último orderblock comprador.

Lembre-se... O maior problema do institucional está tanto na sua entrada quanto na sua saída. Dessa forma, o institucional utiliza de meios para induzir os outros operadores a cair em armadilhas de liquidez para que ele possa se aproveitar do seu fluxo de stop como combustível de entrada ou saída dele. Resultado disso? Um trade com baixo risco e alto lucro.

Resultado: +65 pts com risco de 11 pts (stop loss).

Oportunidade que gerou 5.91 RR

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

COMENTÁRIOS A RESPEITO DOS

Índices Importantes

IBOV_2022-10-23_10-30-01.png

IBOVESPA

IBOV - Gráfico de 60 min

Para aqueles que desejam iniciar suas posições nas melhores ações do país, acompanhar o IBOV é obrigatório. Seguimos agora rompendo a estrutura de alta que estava impossibilitando o mercado de subir, sendo necessário agora desenhar uma nova região de buyside, e aguardar a mitigação dos orderblocks compradores dentro das regiões de desconto de ambos os movimentos.

Sua tomada de decisão deve aguardar o mercado testar as regiões de desconto, e somente após a confirmação da alta, entrar comprado nos principais papéis da carteira teórica.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

ES1!_2022-10-23_10-32-26.png

MERCADO AMERICANO
S&P 500 - Gráfico de 60 min

Assim como nosso mercado nacional, o S&P500 Future segue dentro de um movimento de consolidação marcado pelos principais orderblocks do 60m, tanto de demanda quanto de oferta. Um movimento de venda foi finalizado pouco tempo atrás quando o mercado tocou no orderblock de oferta, buscando a primeira região de demanda compradora da onda em questão.

Uma nova referência será necessário caso o S&P 500 vença o ponto de buyside, o que pode inclusive impactar em nosso mercado nacional.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

PRINCIPAIS OPORTUNIDADES DO

Mercado de FX (Forex)

EURUSD_2022-10-23_12-56-28.png

MERCADO INTERNACIONAL
EUR/USD - Gráfico de 60 min

Euro segue firme no movimento de alta, logo depois de executarmos a venda pegando todo o movimento que transportou o dinheiro até a zona de compra. Uma nova referência foi formada, assumindo o buyside e o sellside como pontos novos de observações, onde devemos nos priorizar em regiões de desconto. Nossa compra tem como principal alvo o ponto de buyside liquidity, e caso o mercado ultrapasse esta região será necessário realizar nova referência para os próximos movimentos.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

GBPUSD_2022-10-23_12-57-27.png

MERCADO INTERNACIONAL
GBP/USD - Gráfico de 60 min

A libra segue em um movimento de mitigação até a zona de desconto, onde estamos posicionados em uma venda tentando se beneficiar deste movimento. A principal observação deve ser em relação a compras quando o mercado se aproximar do ordeblock dos 60 minutos dentro da região de desconto que o mercado está trabalhando.

Repare que o range de negociação faz com que buscamos oportunidades zone to zone, até o movimento ter força suficiente para sair da região justa de negociação.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

XAUUSD_2022-10-23_12-58-15.png

MERCADO INTERNACIONAL
XAU/USD - Gráfico de 60 min

O ouro, principal ativo de proteção dos mercados, segue em nosso trade de alta rumo a região do buyside liquidity. Movimento em timeframe maior saiu de região de desconto logo após uma mitigação que transportou o preço até o POI de compra. Mercado rompendo o CHoCH maior validou as regiões que originaram a compra com alvo até o topo do mercado.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

CL1!_2022-10-23_12-59-53.png

MERCADO INTERNACIONAL
CL1! (Crude Oil) - Gráfico de 60 min

Futuros de Petróleo Bruto estão trabalhando dentro de um movimento de mitigação do timeframe principal, saindo de uma região de prêmio e indo em direção a uma zona de demanda dentro do ponto de desconto. Após pegarmos o movimento na compra com foco sendo a região do orderblock de 60m de oferta, estamos retornando até o ponto de origem buscando um movimento zone to zone.

Ainda podemos esperar o ativo se dirigir rumo ao buyside liquidity superior.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO

Calendário Econômico

25/10/2022

Confiança do Consumidor

11h00

EUA

26/10/2022

Venda de Casa Novas

11h00

EUA

Estoques de Petróleo

11h30

EUA

27/10/2022

BCE Facilidade Permante

09h15

EUR

Declaração Política BCE

09h15

EUR

Taxa de Juros BCE

09h15

EUR

Núcleo de Pedidos Bens
Duráveis

09h30

EUA

PIB Trimestral

09h30

EUA

Pedidos Seguro Desemprego

09h30

EUA

Coletiva Imprensa BCE

09h45

EUR

Discurso Christine Lagarde

11h15

EUR

28/10/2022

Núcleo Índice de Preços

09h30

EUA

Venda Permanente de Moradias

11h00

EUR

Fonte: Investing.com

MEUS SINCEROS

Agradecimentos

Espero que você tenha gostado desse conteúdo exclusivo que eu preparei para você. Lembre-se que você tem o compromisso de estudar, analisar e absorver todas as informações que eu passo aqui para você nesse material. Já queria aproveitar para agradecer a sua parceria em receber esse conteúdo e espero que tenha superado suas expectativas.

Por favor, não esqueça de responder a pequena pesquisa de feedback ao lado do calendário econômico e de me acompanhar nas redes sociais. Cada canal eu publico um conteúdo diferente que juntos vai levar você para longe.

Um forte abraço e uma excelente semana,

Gabriel