• Instagram
  • YouTube

São Paulo, 30 de Outubro de 2022

Principais acontecimentos da semana do dia 24 até 30 de Outubro de 22

Confira o Panorama Semanal

Gabriel Pinotti

@gabrielpinotti

Meus queridos alunos e minhas queridas alunas,

Seja bem vindo ao meu mais novo projeto. Este é o nosso Panorama Semanal, uma newsletter semanal criada especialmente para você apaixonado pelo mercado financeiro. Aqui você vai encontrar os principais acontecimentos desta semana e também um panorama geral para os próximos dias, material 100% exclusivo para você que quer acompanhar mais de perto meu conteúdo e meu trabalho. Desde já, lhe agradeço pela parceira e espero que você absorva o máximo de conteúdo possível desta página.

Vamos começar falando sobre as principais oportunidades geradas esta semana utilizando meu método de operação, tanto no índice quanto dólar. Logo após, vamos dar uma pincelada sobre os principais pontos que agitaram o mercado de FX (Forex) no exterior e também as principais notícias.

Para finalizar, falaremos do que devemos esperar para a próxima semana nesses mercados. Pronto para seguirmos? Antes de começar, gostaria de convidar a você para assistir meus estudos de mercado lá no meu Youtube, além de me seguir no Instagram, assim você vai poder consumir ainda mais conteúdo que preparo todos os dias para você.

“Uma jornada de mil quilômetros precisa começar com um simples passo.”

Lao Tzu

PRINCIPAIS OPORTUNIDADES DO

Mercado Brasileiro

WINZ2022_2022-10-29_00-26-50.png

Mini Índice

WINZ2022 - 25/10/2022

Semana iniciada com o WIN dando continuidade ao movimento de mitigação até a região do gráfico diário, depois de um dia onde o mercado seguiu um direcional de baixa - com destaque para a movimentação do varejo chegando a posicionar mais de 75 mil contratos na compra tentando advinhar fundos. Quanto mais o varejo tentar comprar, mais o institucional irá vender.

O movimento de terça estava dando mais um forte sinal que poderia continuar o movimento de baixa, visto que existiam mais de 25 milhões de orders na compra do varejo. Começo a observar oportunidade vendedoras no orderblock de 5 minutos dentro de região de prêmio do movimento de referência.

Uma vez rompido o EQL anterior, que consequentemente seria um BOS do movimento principal e estaríamos dando continuidade a queda, planejo fazer um movimento de venda com foco na próxima região de demanda compradora na zona de desconto.

Após o mercado manipular e capturar liquidez em uma estrutura conhecida do varejo - o triângulo - mercado executa a venda e segue diretamente para o alvo totalizando o zone to zone.

Resultado: +1135 pts com risco de 160 pts (stop loss)

Oportunidade que gerou 7.09 RR.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

WINZ2022_2022-10-29_00-42-20.png

Mini Índice

WINZ2022 - 26/10/2022

Tradicional fama de quarta-feira no mercado, um dia com alvo volume e movimentos direcionais e a desta semana também não foi diferente. No gráfico principal estávamos deparando com o preço tocando no orderblock da mitigação do gráfico diário depois de muito tempo aguardando.

O ideal nesse cenário seria aguardar uma entrada com confirmação, para que a gente tivesse uma maior probabilidade de sucesso na oportunidade, visto que antes de iniciar o movimento de continuidade, o mercardo deveria finalizar a mitigação. Repare na imagem acima, dentro do gráfico de 1 minuto podemos ver o índice perdendo o CHoCH do movimento em LTF, o que faz ele validar as regiões de demanda do micro movimento gerado. Exatamente nesta região de desconto que devemos posicionar nossa confirmation entry com alvo até a próxima região de oferta, dentro da área de prêmio.

Como alvo, encontramos um FVG do imbalance causado pelo mercado na perda do DBD (drop-base-drop) anterior. Nossa compra é executada e o mercado caminhou para nosso alvo totalizando uma oportunidade excelente.

Resultado: +925 pts com risco de 90 pts (stop loss)

Oportunidade que gerou 10.22 RR.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

WINZ2022_2022-10-29_00-52-49.png

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

Esse dia foi bem agitado, além do movimento de mitigação de subida até o FVG como falamos acima, após o mercado chegar em nosso alvo, aquele POI também era uma região de interesse para venda, visto que estava na região mais líquida da área de prêmio do movimento em referência. Dentro do gráfico de 5 minutos o mercado perde o principal ponto de sustentação do movimento de mitigação, perdendo o CHoCH tanto no HTF quanto no LTF, sinalizando uma oportunidade.

Repare no gráfico acima a presença de um liquidity raid, o que mostra que o mercado deveria normalmente voltar a testar aquele breaker block que ocasionou esse forte desequilíbrio na oferta e na demanda. Assim, aliado ao FVG e também com altas chances de romper a estrutura de continuidade atual, fazemos uma venda buscando o orderblock comprador mais extremo dentro da área de demanda.

Resultado: +1215 pts com risco de 160 pts (stop loss).

Oportunidade que gerou 7.59 RR

WINZ2022_2022-10-29_11-12-57.png

Mini Índice

WINZ2022 - 27/10/2022

Quinta-feira e seu tradicional baixo índice de volatilidade ficou para trás no dia 27. Um potente calendário econômico com dados divulgados do aumento das taxas de juros do Banco Central Europeu, juntamente com divulgações do CPI americano fizeram um belo de um movimento no índice.

O mini já estava com baixa liquidez na tela devido as incertezas das eleições, o que fazia com que cada movimento fosse aumentado, aliado as noticias do dia isso era uma combinação certeira para alta VOL. O mercado ainda permanece em região de desconto da pernada maior do gráfico diário, onde a geografia nos dizia para priorizar movimentos na compra, principalmente quando falamos em entradas com confirmações.

No final do pregão do dia anterior, o mini fechou deitado em cima de um orderblock de compra referência, mas além disso, no LTF ele acabou rompendo o CHoCH do movimento, sinalizando que uma possível mitigação poderia se iniciar ali. Marcamos então nosso orderblock comprador do movimento LTF e aguardamos a execução seguindo o modelo de confirmation entry com alvo até a região do primeiro ponto de parada da área de prêmio que seria um FVG.

Acontece que o FVG estava muito próximo de um orderblock de oferta que gerou a queda do movimento todo do dia anterior, o que poderia fazer com que o mercado viesse a testar o ponto mais extremo de imediato. Nossa entrada é executada no 2 candle de 5 minutos do dia e o mercado imediatamente sobe 1035 pontos pegando nosso alvo. Agora resolvemos aguardar a divulgação dos dados econômicos antes de avançar.

Resultado: +1035 pts com risco de 150 pts (stop loss)

Oportunidade que gerou 6.9 RR.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

WINZ2022_2022-10-29_11-27-28.png

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

Dando continuidade a um movimento de mitigação até o próximo orderblock de oferta, o mini encontra liquidez exatamente na mesma região em que houve um sweep de liquidez após a divulgação do CPI. Nesse momento, é possível arriscar um Risk Entry na venda neste orderblock de oferta com foco até a região mais próxima de demanda compradora do movimento principal.

Resultado: +960 pts com risco de 185 pts (stop loss).

Oportunidade que gerou 5.19 RR

IMPORTANTE LER:

DOLX2022_2022-10-29_11-37-11.png

Mini Dólar

WDOX22 - 28/10/2022

Mercado de dólar futuro dentro desse grande range de negociação desde o ínicio do primeiro turno das eleições. Nessa semana, a maioria dos dias o mercado ficou trabalhando pela região de equilíbrio do range, o que gerou apenas uma oportunidade ao longo da semana, visto que não temos interesse em negociar nada que esteja em perfeita harmonia.

Observando a movimentação macro do gráfico, percebemos que no final da quarta-feira o WDO chegou na parte superior do range, em uma região de prêmio, tocando o que poderia ser um Risk Entry na venda. Porém, como esse toque foi logo depois das 17h, não temos interesse em ficar posicionados em swing trade, então seria necessário esperar por uma oportunidade de re-entrada seguindo o confirmation entry.

Na quinta feira o mercado passa o dia todo em sell model e gera para nós o rompimento do CHoCH do movimento do toque do orderblock, ativando a possibilidade da entrada com confirmação que foi dada na sexta-feira. Repare como o movimento é harmônico quando você entra a favor das grandes instituições, o que gerou um resultado acima de 10:1 RR.

Resultado: +89 pts com risco de 7.5 pts (stop loss).

Oportunidade que gerou 11.87 RR

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

COMENTÁRIOS A RESPEITO DOS

Índices Importantes

IBOV_2022-10-29_11-57-10.png

IBOVESPA

IBOV - Gráfico de 60 min

No IBOV, nossa carteira teórica do Ibovespa, seguimos em um movimento de mitigação logo depois do rompimento da estrutura de continuidade do movimento de alta. O que se faz necessário o mercado mitigar até a região mais líquida para continuar com seu movimento, no caso de alta, buscando as regiões de desconto.

Dentro deste movimento em questão temos duas referências que podemos observar, a primária e a secundária. A primária é o movimento completo, seguido pelo rompimento do BoS de continuidade o que leva o mercado a testar as regiões de desconto em azul no gráfico acima.

A secundária o movimento formado pela onda que rompeu o BoS, o que faz necessário o mercado buscar liquidez nos pontos em amarelos. Podemos ver que o mercado rejeita a primeira região, mas acaba segurando na segunda região em amarelo, o que possibilidade oportunidades de compra nos papéis mais influentes do IBOV ou até mesmo no ETF BOVA11.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

IBOV_2022-10-29_12-02-57.png

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

Além no estudo tradicional do movimento do IBOV seguindo meu método, podemos observar acima uma oportunidade de pair trading se tratando de VALE3 x IBOV / WIN1!. A composição do IBOV tem cerca de 14,20% de VALE3, o que faz com que o papel tenha uma alta influência nas movimentações da carteria teórica.

Visto isso, repare no gráfico acima, o descolamento da movimentação entre o IBOV/WIN1! em comparação com o movimento da VALE3. Uma janela de aproximadamente 7% foi gerada nesse intervalo, acredito eu pelas eleições, gerando uma possibilidade de realizar uma movimentação de arbitragem nesse cenário, mais especificamente long/short - onde você deve comprar o ativo mais desvalorizado e vender o mais valorizado nas devidas proporções do beta.

Fique de olho nesta movimentação ao longo da semana!

ES1!_2022-10-29_12-16-02.png

MERCADO AMERICANO
S&P 500 - Gráfico de 60 min

S&P500 Futures segue em movimento de continuidade de alta dentro dos gráficos de 60 e 240m. Rompendo estruturas de alta e dando validação a regiões de demanda inferiores das 3 referências que temos para analisar o ativo, sendo elas a primária, secundária e terciária.

Em seu gráfico diário, podemos perceber o rompimento de um eventual CHoCH do movimento de queda anterior, o que poderá sinalizar um respiro ao S&P para os próximos pregões e inclusive refletir este cenário em nosso índice. Apesar do movimento de alta, é necessário ainda uma mitigação até as regiões de compra para podermos comprar com desconto.

Sendo assim, estamos em um importante orderblock de venda do movimento secundário, o que podemos aguardar a oportunidade de confirmation entry para pegar o início da mitigação até a última região de demanda.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

PRINCIPAIS OPORTUNIDADES DO

Mercado de FX (Forex)

EURUSD_2022-10-29_12-22-39.png

MERCADO INTERNACIONAL
EUR/USD - Gráfico de 60 min

Fiber segue movimento de alta no cenário global, mitigando até as regiões do gráfico de 4h que comentamos em nosso recap de quarta-feira. Logo após tocar o FVG do gráfico de 4h e seguir o movimento até a próxima região de demanda, o EURUSD está possibilitando uma nova entrada, segundo o confirmation entry, após romper o CHoCH do movimento do gráfico de LFT e inclusive gerar uma estrutura de liquidez que pode induzir os vendedores a venderem de forma antecipada e os institucionais jogarem o preço até o orderblock ilustrado acima na venda.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

GBPUSD_2022-10-29_12-28-00.png

MERCADO INTERNACIONAL
GBP/USD - Gráfico de 15 min

A libra segue o basicamente o mesmo movimento do EURUSD, vindo de uma mitigação da região de compra até a região de venda, tocando no FVG do gráfico de 4h e dando a entrada na venda com foco na região de demanda compradora utilizando o Risk Entry.

O mercado inclusive deu oportunidade de entrada com confirmação, e agora após o rompimento do BoS está oferecendo uma re entrada no orderblock superior de 15m.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

XAUUSD_2022-10-29_12-33-23.png

MERCADO INTERNACIONAL
XAU/USD - Gráfico de 15 min

O ouro deu uma excelente oportunidade de entrada por confirmação dentro do movimento secundário de mitigação que comentamos na quarta-feira, o que gerou uma venda até a região de POI da compra que estavamos aguardando, região está que é o foco do movimento principal de compras. Agora, estamos com foco comprador até a região do orderblock de 60m (em cinza) como alvo desta oportunidade Risk Entry.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

CL1!_2022-10-29_12-36-53.png

MERCADO INTERNACIONAL
CL1! (Crude Oil) - Gráfico de 15 min

Futuros de Petróleo Bruto estão trabalhando em um movimento principal de alta, mitigando até um order block de venda (movimento secundário) o que abriu uma oportunidade para entrar em uma venda segundo o modelo Risk Entry com foco no alvo da região de demanda compradora desta última onda de referência. O movimento de venda em questão é uma mitigação da mitigação do timeframe maior, que se faz necessário para que alinhe todas referências e o movimento permaneça rompendo estruturas de alta.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO

Calendário Econômico

31/10/2022

IPC

11h00

EUR

01/11/2022

ATA DO COPOM

08h00

BRA

PMI + JOLTs

11h00

EUA

02/11/2022

DIA DE FINADOS

BRA

ADP - EMPREGOS PRIVADOS

09h15

EUA

ESTOQUES DE PETRÓLEO

11h30

EUA

DECLARAÇÃO DO FOMC

15h00

EUA

03/11/2022

DISCURSO BCE - LAGARDE

06h30

EUR

PAYROLL

09h30

EUR

Fonte: Investing.com

MEUS SINCEROS

Agradecimentos

Espero que você tenha gostado desse conteúdo exclusivo que eu preparei para você. Lembre-se que você tem o compromisso de estudar, analisar e absorver todas as informações que eu passo aqui para você nesse material. Já queria aproveitar para agradecer a sua parceria em receber esse conteúdo e espero que tenha superado suas expectativas.

Por favor, não esqueça de responder a pequena pesquisa de feedback ao lado do calendário econômico e de me acompanhar nas redes sociais. Cada canal eu publico um conteúdo diferente que juntos vai levar você para longe.

Um forte abraço e uma excelente semana,

Gabriel