Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Os estudos ilustrados abaixo representam apenas a opinião do editor, devem ser considerados apenas para fins educacionais.
Meus queridos alunos e minhas queridas alunas,
Dando continuidade ao meu mais novo projeto, este é o nosso middle week review, uma newsletter semanal criada especialmente para você apaixonado pelo mercado de FX e câmbio. Aqui você vai encontrar os principais movimentos que eu espero ao longo da semana e também uma atualização das análises feitas no domingo. Material 100% exclusivo e feito por mim para você que quer acompanhar mais de perto meu conteúdo e meu trabalho no mercado internacional. Desde já, lhe agradeço pela parceira e espero que você absorva o máximo de conteúdo possível desta página.
Seguimos nosso modelo de análises utilizando o método top down, ou seja, todas as regiões ilustradas aqui foram filtradas de acordo com o movimento completo seguindo as ordens de gráfico S, D, 4h e 1h.
Pronto para seguirmos? Antes de começar, gostaria de convidar a você para assistir meus estudos de mercado lá no meu Youtube, além de me seguir no Instagram, assim você vai poder consumir ainda mais conteúdo que preparo todos os dias para você.
"Você pode ter resultados ou desculpas. Não os dois!"
Anônimo
AVISO LEGAL
Atenção, meus estudos retratam somente minha opinião pessoal e devem ser consideradas apenas para fins educacionais. Não devem ser consideradas como recomendações de compra ou venda de ativos (calls). Os estudos realizados abaixo foram feitos com pelo menos 6h de antecedência da publicação deste material.
ESPECIAL RISK ON & RISK OFF
Correlação de Símbolos
Entender e estudar as correlações de moedas no mercado de FX é extremamente importante para o trader que deseja ter resultados profissionais. Entender como os grandes dealers se posicionam no mercado é de altíssima referência para se movimentar dentro dos mercados.
A correlação de moedas é capaz de impactar fortemente os resultados das suas operações sem que você perceba. De uma forma simples e geral, a correlação é uma ligação entre símbolos que revela até que ponto elas se deslocam em uma dada direção. Esse valor varia, entre positivo e negativo. Quanto mais próximo do número 1, mais correlacionado é o ativo.
Quanto mais forte a correlação, mais ligados os pares são entre si. Já se perguntou porque o EURUSD, o GBPUSD e o XAUUSD se movem praticamente iguais?
Correlação Positiva
Significa que os ativos se movimentam na mesma direção.
Clique na foto para ampliar / Fonte: Trading View
Correlação Negativa
Significa que os ativos se movimentam em direções opostas.
Clique na foto para ampliar / Fonte: Trading View
Coeficiente de Correlação
Coeficiente de correlação é uma métrica que demonstra a força ou até mesmo a fraqueza de uma correlação entre os pares de moedas. Esse valor varia entre -1.0 até +1.0. É quase impossível encontrar pares com valores exatos de -1.0 e +1.0, valores próximos ocorrem com maior frequência.
Quanto mais próximo de 1.0 o coeficiente, mais forte é esta correlação entre os pares. E claro, quanto mais próximo de 0.0, mais fraca é a correlação entre os pares.
O valor "+" indica uma correlação positiva, e o valor "-" indica uma correlação negativa.
Pares de moedas altamente correlacionados no FX
Clique na foto para ampliar / Fonte: Mataf
ESPECIAL RISK ON & RISK OFF
Importância do DXY
Clique na foto para ampliar / Fonte: Bloomberg
O Dollar Index, também chamado de DXY, é um índice norte-americano que faz uma análise da performance da força do dólar através de uma comparação com outras moedas presentes no mercado. O DXY foi criado em 1973 e alterado em 1999, depois da criação da Zona do Euro.
Muitas moedas deixaram de utilizar o ouro físico como lastro de seus governos, e o EUA também não foi diferente. Assim, a criação do DXY é uma medida que serve como comparativo de lastro do dólar perante o resto do mundo, visto que muitos governos utilizam o dólar como lastro em suas economias.
A composição do DXY você pode ver acima na tela da Bloomberg, onde a grande parte da composição do índice é feita por EUR e JPY. Assim podemos ver o quão influente este mercados são na força do dólar.
Para os operadores de FX e câmbio no geral, acompanhar o DXY é requisito básico.
ESPECIAL RISK ON & RISK OFF
Conceito de Risk On & Off
Se você acompanha o mercado internacional, e principalmente o mercado de FX, você com certeza já deve ter ouvido os termos Risk Off e Risk On. Mas afinal, o que isso significa e como isso pode ajudar você a ter mais resultado em suas operações?
A diferença entre Risk On e Risk Off é basicamente o apetite ao risco dos investidores institucionais e tesourarias. Sabendo identificar em qual ciclo estamos, vai permitir você selecionar os melhores pares e direções para suas operações.
-
Risk On: Cenário em que os investidores buscam ativos com maior risco, buscando rentabilidade ao invés de segurança.
-
Risk Off: Cenário em que os investidores buscam ativos com menor risco, onde agora o foco está na segurança da carteira e não em rentabilidade.
Para determinar em qual ciclo estamos, devemos analisar a movimentação do DXY (lembra que falei da importância dele?!). Caso identificamos movimentos de Risk On no DXY, ou seja movimentos de alta, devemos buscar movimentações de queda em EUR, GBP, XAU e pares correlacionados, além de movimentos compradores em JPY e CHF como hedging. E o cenário é inverso para movimentos de Risk Off.
Repare o que acontece quando comparamos o DXY juntamente com o EUR, GBP, JPY e CHF. Veja como o comportamento do EUR e GBP são inversos ao do DXY e como o CHF e o JPY se movimentam na mesma direção. Indicando a correlação presente nesses mercados.
ESPECIAL RISK ON & RISK OFF
Comportamento do VIX
Clique na foto para ampliar / Fonte: Trading View
Você conhece o VIX? O famoso índice do medo! VIX é uma sigla para Volatility Index, e ele é basicamente um medidor da volatilidade dos mercados da CBOT (Bolsa de Valores de Chicago). Esse indicador reflete o desempenho das ações das empresas que compõem o S&P 500 por pelo menos 30 dias.
O objetivo dele é simplesmente medir as oscilações dos preços das opções de ações que foram o S&P. Extremamente importante para traders de curto prazo no mundo, visto que o VIX é um importante medidor de intensidade e velocidade a qual uma ação valoriza ou se desvaloriza.
Para ajudar ainda mais o conceito de Risk On e Risk Off, utilizamos o VIX para medir como está a força do mar... Assim, valores de VIX acima de 25, indicam tempestade e furações, e valores de VIX abaixo de 20, mostram águas calmas.
AJUDE-ME A TE OFERECER CONTEÚDO MELHOR
Quero sua Opinião
MEUS SINCEROS
Agradecimentos
Espero que você tenha gostado desse conteúdo exclusivo que eu preparei para você. Lembre-se que você tem o compromisso de estudar, analisar e absorver todas as informações que eu passo aqui para você nesse material. Já queria aproveitar para agradecer a sua parceria em receber esse conteúdo e espero que tenha superado suas expectativas.
Por favor, não esqueça de responder a pequena pesquisa de feedbacke de me acompanhar nas redes sociais. Cada canal eu publico um conteúdo diferente que juntos vai levar você para longe.
Um forte abraço e uma excelente semana,
Gabriel
