• Instagram
  • YouTube

São Paulo, 26 de Outubro de 2022

Principais análises e comentários dos pares majors da semana

Confira o Especial de FX Middle Week

Gabriel Pinotti

@gabrielpinotti

Meus queridos alunos e minhas queridas alunas,

 

Dando continuidade ao meu mais novo projeto, este é o nosso middle week review, uma newsletter semanal criada especialmente para você apaixonado pelo mercado de FX e câmbio. Aqui você vai encontrar os principais movimentos que eu espero ao longo da semana e também uma atualização das análises feitas no domingo. Material 100% exclusivo e feito por mim para você que quer acompanhar mais de perto meu conteúdo e meu trabalho no mercado internacional. Desde já, lhe agradeço pela parceira e espero que você absorva o máximo de conteúdo possível desta página.

Seguimos nosso modelo de análises utilizando o método top down, ou seja, todas as regiões ilustradas aqui foram filtradas de acordo com o movimento completo seguindo as ordens de gráfico S, D, 4h e 1h.

Pronto para seguirmos? Antes de começar, gostaria de convidar a você para assistir meus estudos de mercado lá no meu Youtube, além de me seguir no Instagram, assim você vai poder consumir ainda mais conteúdo que preparo todos os dias para você.

"Investir deve ser mais como ver a tinta secar ou assistir a grama crescer. Se você quer adrenalina, pegue $ 800 e vá para Las Vegas."

Paul Samuelson

AVISO LEGAL

Atenção, meus estudos retratam somente minha opinião pessoal e devem ser consideradas apenas para fins educacionais. Não devem ser consideradas como recomendações de compra ou venda de ativos (calls). Os estudos realizados abaixo foram feitos com pelo menos 6h de antecedência da publicação deste material.

TOP DOWN ANALYSIS

EUR/USD - Fiber

EURUSD_2022-10-26_11-10-06.png

FIBER
EURUSD - Daily

Movimentação do gráfico diário do EURUSD se mostra aparentemente revertiva. O fiber (EURUSD) caminha em uma tendência de queda durante muitos meses, onde eu tinha como base o preço justo por volta dos 0.88 USD para ele. O gráfico nos mostra uma possibilidade de reversão, pelo menos no curto prazo, onde podemos ver o ativo superando a última máxima localizada pelo buyside liquidity superior, formando a quebra da estrutura do movimento principal.

Nessa situação, temos uma validação das regiões de demanda na parte inferior do movimento, localizada dentro da zona de desconto, onde podemos esperar uma entrada com confirmação do time frame menor.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

EURUSD_2022-10-26_11-21-55.png

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

FIBER
EURUSD - 4H

Analisando no gráfico de 4H o movimento que rompeu a estrutura do gráfico diário, podemos observar que uma nova região zone to zone foi criada gerando novos padrões de referência para este movimento. Como se trata de um movimento de alta, devemos dar prioridade para as movimentações com intuito comprador, localizadas em região de desconto do movimento.

Repare que nesta área temos a presença de dois possíveis orderblocks que podem ser refinados em timeframes menores, aliados a movimentação que gerou o imbalance - seguindo a teoria de que toda ação gera uma reação.

EURUSD_2022-10-26_11-28-28.png

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

FIBER
EURUSD - 1H

Continuando a análise topdown do movimento do fiber, conseguimos achar um bom adequeado para refinar o primeiro orderblock gerando uma oportunidade de entrada. Porém, ainda acho necessária o refino do orderblock mais abaixo - em vermelho - visto que o pavio me deixa sem muita referência de zona de imbalance desse movimento de reversão.

Dessa forma, é necessário ainda avançar mais um timeframe para que a gente tenha condições de marcar o ponto exato do imbalance com o objetivo de reduzir o risco e aumentar o lucro desta oportunidade. Não é errado utilizar o refino pelo pavio, porém existe forma melhor de refinar.

EURUSD_2022-10-26_11-34-09.png

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

FIBER
EURUSD - 15m

Finalizamos o processo de refinamento dos orderblocks deste movimento principal. Repare como fica mais claro a possibilidade de entrada dentro do orderblock quando o mesmo é refinado utilizando um timeframe menor. Da mesma forma que nosso risco diminui, visto que você tem uma clareza maior na sua zona de stoploss desta oportunidade.

Vamos seguir agora para a movimentação secundária, onde vamos analisar a possibilidade de uma mitigação dentro dos movimentos de intraday, analisando os gráficos de 15m e 5m.

EURUSD_2022-10-26_11-39-46.png

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

FIBER
EURUSD - 15m / Movimento Secundário

Finalizando nossa análise topdown dentro do fiber, podemos observar a possibilidade de uma mitigação de um timeframe ainda mais curto (intraday) até as regiões de POIs do movimento principal, permitindo aqueles que desejam realizar operações de daytrade de terem uma entrada sólida de acordo com toda a leitura macro do ativo.

Devemos aguardar a perda do CHoCH (Change of Character) do movimento em LTF, seguido pela mitigação da mitigação até o orderblock que gerou a quebra do CHoCH com imbalance, existe a possibilidade do mercado capturar liquidez dentro desse movimento, realizando um indulcemente. Ou seja, tentando antecipar os vendedores a venderem.

TOP DOWN ANALYSIS

GBP/USD - Cable

GBPUSD_2022-10-26_12-08-17.png

CABLE

GBPUSD - Daily

Devido a sua proximidade geográfica e boa relação política do Reino Unido juntamente a Zona do Euro, o GBPUSD possui uma correlação acima de 80 com o EURUSD. Isso significa que ambos os pares possui uma movimentação 80% parecida quando falamos de gráfico diário. Essa informação permite ao trader de FX fazer uma leitura global em um par e replicar as mesmas operações no par correlacionado, por exemplo.

Quando observamos o cable pelo gráfico diário, vimos que sua movimentação é extremamente semelhante ao do fiber. Onde temos um rompimento de uma estrutura de continuidade de alta, ao mesmo tempo que estamos mitigando até um orderblock de oferta dentro da região de prêmio do movimento principal.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

GBPUSD_2022-10-26_12-10-21.png

CABLE

GBPUSD - 4H

Seguindo para o movimento do gráfico de 4H, conseguimos de cara fazer um refino de dois orderblocks que estão ilustrados acima, e também se faz necessário refinar um orderblock de demanda marcado com o retângulo vermelho. Podemos observar o mercado ganhando estrutura de alta, dando para nós uma referência terciária do movimento - sendo esse uma análise mais apurada da mitigação até o orderblock de venda do diário.

Esse rompimento da estrutura de continuidade de alta, vai gerar para nós futuramente duas possíveis oportunidades de compra dentro da zona de desconto desta onda que gerou o rompimento. Repare também que conseguimos destacar um EQH (Equal Highs), uma figura conhecida por capturar a liquidez do varejo dentro do movimento.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

GBPUSD_2022-10-26_12-19-43.png

CABLE

GBPUSD - 1H

Dentro do timeframe de 1H, podemos observar agora a onda que fez o rompimento da estrutura de alta identificada na imagem acima por "Break of Structure". Como você pode reparar, existe duas marcações. A primeira delas já foi desconsiderada, visto que o mercado já fez o movimento de mitigação no orderblock validado dentro da região de desconto o que gerou a oportunidade de compra com alvo até o orderblock vendedor do gráfico diário.

A segunda é a que estamos nos baseando dentro deste movimento, onde será necessário refinar ainda mais estas regiões em vermelho devido a alta volatilidade do ativo. Lembrando que o Reino Unido está passando por momentos políticos/econômicos atípicos o que fez com que o GBPUSD tivesse comportamentos fortes.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

GBPUSD_2022-10-26_12-25-24.png

CABLE

GBPUSD - 15m

Dentro do LTF conseguimos refinar todos os orderblocks para as melhores oportunidades e também marcamos uma pequena região que pode ser utilizada como armadilha de liquidez afim de capturar as ordens Sell Stops nesse ponto, o que aceleraria a execução de nossa entrada dentro do orderblock abaixo. A presença do rally-base-rally também ilustra a continuidade do movimento na alta com o objetivo de mitigar até o orderblock vendedor do gráfico diário.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

GBPUSD_2022-10-26_12-32-28.png

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

CABLE

GBPUSD - 15m / Movimento Secundário / (CHoCH Break)

Eu vejo duas possibilidades para o cable dentro deste movimento intraday, sendo um deles de reversão (mitigação da mitigação) e outro de continuidade até a busca pelo alvo do movimento maior. Falando de reversão, seria necessário que o movimento perdesse o CHoCH do LTF para que tivessemos um cenário bem similar ao que traçamos para o fiber (EURUSD).

Nele teríamos a perda do CHoCH, seguido pelo movimento da mitigação até o orderblock que gerou a quebra e depois estruturas de liquidez até o alvo, sem esquecer que existe ao lado esquero (em verde) um movimento chamado de liquidity raid que faz com o o preço seja atraído para corrigir este imbalance extremo no order flow.

GBPUSD_2022-10-26_12-38-41.png

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

CABLE

GBPUSD - 15m / Movimento Secundário / (Break of Structure)

A segunda oportunidade que observo seria caso o mercado continue o movimento de alta até o alvo no orderblock de venda do gráfico diário. Dessa forma, para ele continuar avançando, seria necessário que ele capturasse liquidez em algum ponto para que tenha condições de continuar a alta.

Eu observo dois pontos que eu julgo importante para observação, sendo eles um orderblock comprador dentro de uma região de desconto - da referência menor - e outro sendo o liquidity raid que podemos configurar como um grande e gordo Fair Value Gap. Assim ficaria a critério do trader entrar através do Risk Entry como também pelo Confirmation Entry, nesse caso utilizando o 5 minutos como confirmação.

TOP DOWN ANALYSIS

USD/JPY - Ninja

USDJPY_2022-10-26_12-56-26.png

NINJA
USDJPY - Daily

Ninja, também conhecido como USDJPY, importante ativo de hedge global contra movimentos do EUR e da GBP. Atinge hoje valores históricos, o que se fez necessária forte atuação do Banco Central Japonês, que mesmo assim, não conseguiu contem os avanços da moeda. Acima vemos o gráfico diário do par, onde seguimos forte em tendência de alta.

Não gosto de me posicionar em ativos onde existe a possibilidade de intervenção de Bancos Centrais para controle da moeda, porém seguimos com nossa análise. Podemos observar o rompimento da estrutura de continuidade de alta, validando as regiões de demanda compradora próximas a área de desconto do movimento (isso se o JPY chegar até lá...).

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

IMPORTANTE LER:

Japanese yen hits 150 against the U.S. dollar, weakest levels not seen since August 1990

Japan’s Intervention Will Bring Little Relief to Flailing Yen

Japan's suspected FX intervention fails to stem yen slide

USDJPY_2022-10-26_13-13-06.png

NINJA
USDJPY - 4H

Analisando a movimentação do gráfico de 4h, podemos observar que temos dois orderblocks validados em região de desconto da referência inicial, com um bom gerador de imbalance para uma possível observação de oportunidade (POI). Ao mesmo tempo, conseguimos observar o movimento secundário da mitigação até esses orderblocks, transportando o dinheiro da zona menos líquida para a zona mais líquida.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

USDJPY_2022-10-26_13-17-27.png

NINJA
USDJPY - 1H

Conseguimos realizar o refino dos orderblocks de demanda dentro do gráfico de 1H, além de observar a presença de um fair value gap (FVG) bem próximo a região de atuação do BC, porém nessas condições acho difícil o mercado se aproximar desta área. Podemos nesse momento buscar por uma referência para operações intraday dentro deste movimento de mitigação até chegarmos a região de demanda.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

USDJPY_2022-10-26_13-22-24.png

NINJA
USDJPY - 15m / Movimento Secundário

Analisando a mitigação secundária com foco em operações intraday, podemos observar aque o mercado segue rompendo estruturas de continuidade o que faz certo validar as regiões de oferta. Além da presença de drop-base-drop, ou redistribuições, temos a possibilidade do mercado mitigar até o orderblock marcado acima com o objetivo de utilizar a base como captura de liquidez.

Assim, podemos encontrar uma oportunidade de venda com a perda do CHoCH do movimento LTF, juntamente com a busca pelo alvo da última região de demanda compradora do gráfico de 1H.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

BÔNUS - TOP DOWN ANALYSIS

XAU/USD - Gold

XAUUSD_2022-10-26_13-29-36.png

GOLD
XAUUSD - Daily
 

Normalmente quando falamos de GOLD! ou XAUUSD, se referimos a um ativo de proteção, isso se dá pelo fato de também podemos perceber que ele reflete uma correlação grande com os principais pares de moedas como USD, EUR e GBP. Assim, normalmente o XAUUSD é utilizado como pair de hedge para operações longas entrando sempre na contramão da posição principal.

Porém, o XAUUSD é um grande ativo para ser operado, visto sua alta volatilidade, liquidez e também o respeito pelas movimentações institucionais - visto ter um destaque maior nesse ambiente do que no varejo.

Podemos observar o mercado do gold em uma possível região de reversão do gráfico diário, onde já temos o mercado formando uma estrutura de EQL (Equal Lows) juntamente com o primeiro teste do CHoCH, apesar de não romper o CHoCH anterior, o mercado voltou até a região de demanda validada anteriormente - que se olharmos fundo, temos um pequeno e tímido topo rompido anteriormente. 

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

XAUUSD_2022-10-26_13-38-03.png

GOLD
XAUUSD - 4H
 

Analisando com mais detalhes o movimento de 4H, vimos que atualmente estamos dentro de uma mitigação que está transportando o dinheiro da região recém mitigada (que inclusive gerou uma oportunidade de compra) até o orderblock vendedor na região de prêmio da referência principal.

Também repare que foi possível refinar um orderblock de venda, e também identificar dois novos orderblocks sendo um de demanda e outra na venda.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

XAUUSD_2022-10-26_13-42-03.png

GOLD
XAUUSD - 1H
 

Dentro do movimento de 1H, encontramos uma região de POI que pode gerar uma oportunidade compradora (uma re-entrada) até a zona de prêmio acima. Também encontramos algumas estruturas de liquidez como drop-base-drops e rally-base-rallies dentro do movimento principal que podem servir como ignição de algum movimento. Passaremos agora a analizar as oportunidades intraday até a chegada ao orderblock comprador (mitigação).

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

XAUUSD_2022-10-26_13-48-11.png

GOLD
XAUUSD - 15m / Movimento Secundário
 

Podemos observar uma possibilidade de oportunidade uma vez que o merecado perder o CHoCH do movimento em LTF, o que seria uma oportunidade de movimento contra a tendência buscando a mitigação do movimento até a região de demanda com foco na movimentação de desconto. Uma vez perdido o CHoCH, validaria a região de oferta superior da onda que rompeu o movimento, e estaríamos buscando agora estruturas de liquidez que possam acelerar o preço até o alvo em questão.

Clique na foto para ampliar  /  Fonte: Trading View

AJUDE-ME A TE OFERECER CONTEÚDO MELHOR

Quero sua Opinião

MEUS SINCEROS

Agradecimentos

Espero que você tenha gostado desse conteúdo exclusivo que eu preparei para você. Lembre-se que você tem o compromisso de estudar, analisar e absorver todas as informações que eu passo aqui para você nesse material. Já queria aproveitar para agradecer a sua parceria em receber esse conteúdo e espero que tenha superado suas expectativas.

Por favor, não esqueça de responder a pequena pesquisa de feedbacke de me acompanhar nas redes sociais. Cada canal eu publico um conteúdo diferente que juntos vai levar você para longe.

Um forte abraço e uma excelente semana,

Gabriel

AVISO LEGAL: Atenção, meus estudos retratam somente minha opinião pessoal e devem ser consideradas apenas para fins educacionais. Não devem ser consideradas como recomendações de compra ou venda de ativos (calls), somente um CNPI tem tal autorização. Não sou responsável por eventuais danos ao seu capital. Seu capital está em risco no mercado de renda variável. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Consulte sempre seu Assessor de Investimentos.

Seu capital está em risco! Antes de começar a trabalhar com mercado financeiro, certifique-se que você compreende os riscos envolvidos com as operações alavancadas. Gabriel Pinotti é um trader de alta performance. Seus resultados e de seus melhores alunos não são típicos. Não há nenhuma garantia que você terá retornos financeiros, porém você tem a garantia de receber conteúdo de extrema qualidade exatamente igual como Gabriel e seus melhores alunos operam.

© 2022 Todos os Direitos Reservados por OneTraders e Gabriel Pinotti. Esta é uma obra intelectual protegida pela Lei dos Direitos Autorais, qualquer cópia ou reprodução não autorizada constitui crime.

 

One Educação Ltda | CNPJ 33.310.250/0001-87 | Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1485, Conjunto 21, Jardim Paulistano
São Paulo - SP